vintedenovembro
 
>Inscrição
Nosso endereço
Quem Somos
>Cursinho ETEC
Cursinho Etec 2018
Pré-Vestibulinho Etec
Notas de corte ETEC 2017
>Preparatório ENEM
Preparatório Enem 2018
Inscrição Enem 2018
>Preparatório Fatec
Cursinho Fatec 2018
Notas de Corte FATEC
>Escolas ETEC Zona Sul
ETEC Santo Amaro
ETEC Zona Sul
ETEC Pinheiros
ETEC Brooklin
ETEC Paraisópolis
ETEC Ipiranga
ETEC Interlagos
ETEC Jardim Angela
>Outras Escolas
Cursinho Federal 2018
Cursinho Senai
Cursinho Liceu
Outras Escolas técnicas
Escolas Militares
>Outros Cursos
Reforço em Matemática

PROCESSO SELETIVO PARA PROVA DA ETEC - CURSINHO ETEC

 

Quais são os pré-requisitos para ingresso nos cursos?

  • Na 1ª série do Ensino Médio, 1ª série do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, 1ª série do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio do Programa Vence e 1ª série do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA o candidato deverá:
  • possuir o certificado de conclusão do ensino fundamental nas modalidades: regular ou Educação de Jovens e Adultos - EJA ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA.
  • Para o Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até 31/01/16.

 

  • No 1º módulo - para os cursos do Ensino Técnico (presencial ou semipresencial) o candidato deverá:
  • Para candidato que concluiu ou está cursando o Ensino Médio regular:  possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio.
  • Para candidato que concluiu ou está cursando a Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA: possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre do EJA ou possuir 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos do EJA, ou boletim de aprovação do ENCCEJA enviado pelo MEC, ou certificado de aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas.
  • Para candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: possuir certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio expedido por órgão competente.
  • Para o Curso de Técnico em Enfermagem e Técnico em Cozinha o candidato deverá ter idade mínima de 17 (dezessete) anos a completar até o dia 31/01/16.
  • O Curso de Técnico em Enfermagem, quando oferecido no período noturno, contará com aulas práticas obrigatórias aos sábados. Nos 2º e 4º módulos do referido curso técnico, o estágio curricular supervisionado será no período diurno, em instituições de saúde públicas e/ou privadas fora da Etec / Extensão de Etec.
  • Os Cursos de Técnico em Agrimensura, Agronegócio, Cafeicultura, Florestas, Hidrologia e de Meio Ambiente, quando oferecidos no período noturno, terão aulas práticas obrigatórias aos sábados.
  • Os Cursos de Técnico em Agricultura, Agropecuária, Agroecologia, Avicultura, Paisagismo e de Zootecnia deverão ser oferecidos somente no período diurno.
  • Para o Curso de Técnico em Cuidados de Idosos, o candidato deverá ter:   Ensino Médio completo;   Idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;     Certificado de Auxiliar de Enfermagem ou 2 (dois) módulos do Curso de Técnico em Enfermagem.
  • Para o Curso de Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, o candidato deverá ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos a completar até o dia 31/01/16.
  • Os Cursos do Programa Vence deverão ser desenvolvidos das seguintes formas:  De forma interdependente em prédios separados, com deslocamento do aluno: Ensino Técnico na Etec e Ensino Médio na Escola Estadual.  De forma única: Ensino Técnico e Ensino Médio na Escola Estadual.
  • Para o Curso de Técnico em Contabilidade a certificação, a partir de 02/06/2015, não prevê a obtenção de registro de Conselho da categoria da classe, conforme o disposto na Lei nº 12.249/10, que alterou o Decreto-Lei nº 9295, de 27 de maio de 1946, artigo 12, parágrafo segundo.

 

  • Para acesso às vagas remanescentes do 2º módulo:  possuir experiência profissional nas áreas dos respectivos cursos técnicos, mediante avaliação e certificação de competências referente ao 1º módulo e possuir o Ensino Médio completo.

 

Como faço para realizar minha inscrição no Processo Seletivo-Vestibulinho do 1º SEM/14?

Para se inscrever no presente Processo Seletivo-Vestibulinho do 1º SEM/14, o candidato deverá observar as seguintes ETAPAS E PERÍODOS:

1ª etapa - Preenchimento da Ficha de Inscrição

No período de 01/10 até as 15 horas do dia 24/10/13, o candidato deverá acessar o sitewww.vestibulinhoetec.com.br, e preencher a Ficha de Inscrição, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a Etec / Extensão de Etec, o curso e o período em que pretende estudar, bem como as informações sobre o Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

Não se aplica o Sistema de Pontuação Acrescida para os candidatos inscritos para as vagas remanescentes de 2º módulo.

2ª etapa - Pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição, no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), deverá ser paga em dinheiro, exclusivamente no período de 01/10 até o dia 24/10/13, respeitada a data de vencimento constante no Boleto Bancário, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto gerado no ato da inscrição eletrônica.

 

O que vem a ser o Sistema de Pontuação Acrescida?

Instituído pelo Decreto Estadual nº 49.602/05 e nos termos da Deliberação CEETEPS nº 08/07, o Sistema de Pontuação Acrescida implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em exame seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.
Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato:

  1. três por cento (3%) para o candidato que se declarar afrodescendente.
  2. dez por cento (10%) para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.
  3. treze por cento (13%) para o candidato que atender cumulativamente os itens I e II - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

Não se aplica o Sistema de Pontuação Acrescida para os candidatos inscritos para as vagas remanescentes de 2º módulo.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em estabelecimentos que operam o correspondente bancário?

SIM. A taxa de inscrição também poderá ser paga em estabelecimentos que operam o correspondente bancário, tais como: casas lotéricas, supermercados e outros, bem como em agências de Correios que operam o Banco Postal.
Atenção: Não serão aceitos, em hipótese alguma, como comprovante de pagamento:

  • demonstrativo de agendamento de pagamento de título de cobrança;
  • comprovante de pagamento de conta por envelope;
  • transferência eletrônica, DOC e DOC eletrônico;
  • ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente.

 

É possível realizar alterações ou inclusões na Ficha de Inscrição?

Não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões na Ficha de Inscrição eletrônica, principalmente nos campos “Etec / Extensão de Etec”, “curso e período” e Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”), após a confirmação da efetivação do pagamento da taxa de inscrição/e ou do encerramento do período de inscrições do Processo Seletivo-Vestibulinho e inclusive no dia do Exame.

O preenchimento da Ficha de Inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 (dezesseis) anos. Desta forma, é obrigatório o candidato ou seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site www.vestibulinhoetec.com.br.
 
Quando e como poderei confirmar o local onde realizarei o /Exame do Processo Seletivo-Vestibulinho do 1º SEM/14?

Para verificar o local onde realizará o Exame, o candidato deverá a partir do dia 25/11/13, comparecer à Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar ou acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br.

Atenção:

  • A confirmação do local onde realizará o Exame será de inteira responsabilidade do candidato.
  • O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar o Exame no local determinado pela Etec / Extensão de Etec.

Quantas horas terei para realizar a prova do presente Processo Seletivo-Vestibulinho do 1º SEM/14?

A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

Atenção:

  • O portão da escola será aberto às 12h30min e fechado às 13h30min, impreterivelmente.
  • Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato. Por esse motivo, o candidato deverá chegar com antecedência de 1 (uma) hora, para localizar sua sala e sua carteira, evitando-se, assim, possíveis imprevistos.
  • Após o início do Exame, o candidato deverá permanecer no mínimo até às 15h30min dentro da sala do Exame, podendo, ao deixar este local, levar consigo o caderno de questões.

O que devo levar para realizar o Exame do presente Processo Seletivo-Vestibulinho do 1º SEM/14?

 

1. caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.

2. ORIGINALde UM dos seguintes documentos de identidade:

  • documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  • cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade;
  • carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto (CNH-modelo novo);
  • documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros);
  • carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • passaporte brasileiro dentro da validade.

 

Atenção:

  • Não serão aceitos, em hipótese alguma, como “documentos de identidade” os documentos indicados na sequência, por serem destinados a outros fins: carteira ou caderneta escolar (RG escolar - UMES - UBES), certidão de nascimento e/ou de casamento, título de eleitor, carteira de habilitação sem foto (modelo antigo), Carteira de Reservista com ou sem foto, crachás e identidade funcional de instituição pública ou privada.
  • Também não serão aceitos cópias reprográficas (xerox), autenticadas ou não-autenticadas, dos documentos de identidade. Somente será aceita apresentação de documento de identidade ORIGINAL exceto nas situações previstas nos parágrafos § 4º E § 5º, DO ARTIGO 13, da Portaria 433/2013, do Centro Paula Souza.

 

Como será a prova do presente Processo Seletivo-Vestibulinho do 1º SEM/14 para acesso as vagas remanescentes de 2º módulo?

A prova para acesso as vagas remanescentes de 2º módulo, será constituída de uma prova com 30 (trinta) questões-teste, cada uma com 5 alternativas (A,B,C,D,E), relacionadas às competências profissionais do 1º módulo da habilitação escolhida entre as oferecidas para este fim, as quais serão avaliadas na escala de quatro menções (Muito Bom - MB; Bom - B; Regular - R ou Insatisfatório - I), equivalentes ao número de questões acertadas, conforme a seguinte correspondência:

a) MB - de 26 a 30 questões acertadas

b) B - de 21 a 25 questões acertadas

c) R - de 16 a 20 questões acertadas

d) I - de 0 a 15 questões acertadas

Será considerado classificado no processo de certificação de competências o candidato que tenha obtido aproveitamento para promoção equivalente às menções MB, B ou R.



Última Atualização em 2 de outubro de 2017
  © 2009 - 20 DE NOVEMBRO. Todos Direitos Reservados.